quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Monitoramento por imagens em instituições de ensino.

 Você já parou para pensar na segurança do seu filho na escola em que ele estuda? Muitas vezes por falta de informação adequada, os pais preocupam com a excelência no material didático, no corpo docente e na estrutura física, mas e o sistema de monitoramento das áreas comuns existe?  A entrada e saída dos alunos são monitoradas por circuito interno de TV? As imagens ficam arquivadas para visualizações futuras ou servem apenas para visualização em tempo real?

Hoje com tanta tecnologia disponível e com baixo custo temos que considerar a falta de monitoramento em uma instituição de ensino como um ato de negligência e os pais precisam observar este item antes de matricular os seus filhos.

Não só as instituições de ensino, mas todas as empresas que de alguma forma lidam com crianças e adolescentes devem ter este cuidado!

O “Bek Buritis Espaço Kids” foi ousado e instalou os equipamentos de monitoramento por imagens oferecendo acesso aos pais sem custos adicionais. Os responsáveis têm acesso as imagens durante o período de permanência de suas crianças no local. Esta atitude é bastante corajosa tendo em vista que a supervisão passa a ser compartilhada com os pais que ao detectarem qualquer “anormalidade” acionam a direção da instituição que verifica e, se for o caso, adota as providências necessárias. Este procedimento contribui para a segurança das crianças e, principalmente, para a melhora da qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores. Com esta inovação, os pais, ficam mais tranquilos sabendo que podem a qualquer momento verificar o que está acontecendo com os seus filhos.

Outras instituições tem uma postura mais moderada, permitindo o acesso pelos pais somente nas áreas comuns como refeitórios, quadras e corredores o que já é um grande avanço e preserva a relação pedagógica entre professor e aluno.

Também temos escolas que fazem a opção pela não liberação das imagens aos pais. O monitoramento é realizado com todo critério e as imagens são usadas para acompanhamento interno e só são liberadas mediante requerimento fundamentado à direção ou por ordem judicial.

Com a segurança do seu filho não se brinca, na hora da matricula, verifique com afinco como é tratado este assunto na instituição de ensino.


AGNALDO LIMA DE BARROS, CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário